Este projeto de lei criará o Programa "Mais Jovem São Paulo", para promover a contratação de jovens de 16 a 18 anos, para trabalhar como aprendiz ou estagiário em diversas repartições públicas da Prefeitura.
Os jovens devem estar cursando o ensino médio, ou ter terminado a menos de um ano e/ou estar no cursinho pré-vestibular para ensino superior ou técnico.
A Prefeitura será responsável por determinar o valor da bolsa estágio.
O número de jovens a serem contratados deve ser de no mínimo 10% do funcionalismo público municipal, incluída a Administração Indireta.
75% das vagas serão destinadas a jovens que estudaram em escolas públicas.
A bolsa estágio terá validade de um ano, podendo ser renovada uma vez.
O Programa deverá realizar busca ativa por jovens em situação de risco na Cidade de São Paulo, e incluí-los no Programa, com preferência sobre os demais.
Durante a contratação deverão ser atendidos os requisitos da atual lei de cotas raciais para contratação de negros e negras no servi;co público municipal.
Segundo o vereador, as pressões do mercado de trabalho chegam cada vez mais cedo aos jovens. Conseguir um trabalho e fazer uma carreira depende de experiências e oportunidades que muitas vezes não estão ao alcance de todos, sobretudo os jovens advindos das camadas mais baixas, e isso influenciará em toda sua formação.
14 comentários